Quanto tempo permanecem os cães gestantes? E quais são os sinais de que uma cadela está grávida? Analisamos os princípios básicos do período de gestação e da gravidez de cães e desvendamos pra você.
Quer você tenha uma cadela que não esteja grávida, quer esteja apenas curioso sobre a gestação dos cães, o que você vai ver aqui te dará as noções básicas sobre gravidez de cães. Uma das perguntas mais comuns é: "Quanto tempo dura a gestação dos cães"?
Então vamos lá? Gravidez e o período de gestação de cães.
Cadelas que ainda não tiveram relações sexuais tendem a entrar no cio duas vezes por ano. A cada seis a oito meses ao longo da sua vida, as cadelas empenham-se na criação dos filhos. Embora seus ciclos reprodutivos possam tornar-se inconstantes ou menos regulares à medida que atingem a idade avançada, ao contrário dos seres humanos os cães não experimentam a menopausa, permanecendo férteis até à maturidade.
Passam cerca de três semanas no cio, sendo as duas últimas as mais propícias para a fertilização dos ovos.
Embora possa haver pequenas diferenças, dependendo das raças e tamanhos dos cães, a resposta geral a "Quanto tempo dura a gestação dos cães?" é: cerca de dois meses, ou aproximadamente 60 a 65 dias desde a concepção até ao nascimento. Com base em nossas pesquisas, a gravidez média dos cães parece ser de cerca de nove semanas, ou 63 dias.
A pergunta seguinte a "Quanto tempo dura a gestação dos cães?" pode ser "Quais os sinais indicativos da gravidez em um cão"?
Uma vez que a gravidez de um cão é um fenómeno relativamente rápido, pode certamente passar despercebida por um tutor inexperiente. O acompanhamento dos sintomas da gravidez dos cães requer um olhar atento e observador, uma vez que um cão no início da fertilidade se parece muito com um cão gestante com várias semanas.
O sinal mais mencionado de gravidez em cães são os mamilos vermelhos, aumentados ou inchados, o que também acontece quando um cão está no cio. Ao longo do período de gestação dos cães, as tetas crescerão ainda mais à medida que ela começa a produzir leite para os futuros filhotes.
Ao responder "Quanto tempo dura a gestação dos cães?", é importante lembrar que, especialmente para cães maiores, o inchaço abdominal que notamos nos humanos pode não aparecer até às últimas três semanas de gravidez. Durante as primeiras semanas a cadela pode perder o apetite e tornar-se letárgica.
O vômito - que associamos aos enjoos matinais nos humanos - pode ocorrer, mas é um dos sintomas menos comuns na gravidez canina. Juntamente com as alterações no tamanho das suas tetas, níveis de energia e apetite significativamente mais baixos podem ser os melhores indicadores iniciais para os donos de cães não familiarizados com a situação.
Outra pergunta que se segue a "Quanto tempo demora a gestação dos cães?" - O que acontece exatamente quando os cães engravidam?
Durante as primeiras duas a três semanas de gravidez, as cadelas podem experimentar mudanças no humor, atitude e apetite. A sua energia diminuirá e ela estará menos interessada em comida. Ela pode se tornar tanto mais carinhosa enquanto estiver junto dela, quanto mais retraída e isolada.
O leque de mudanças num cão pode variar em função das suas circunstâncias gerais, saúde e dieta. A análise mostra que até o fim da quarta semana, por volta do dia 28, um veterinário pode confirmar a gravidez do seu cão com uma ultrassonografia.
A previsão da data de nascimento pode ajudá-lo a preparar o cão e a sua casa para a chegada dos filhotes.
Da quarta à sexta semana, com um apetite renovado, uma cadela grávida deve começar a engordar à medida que os seus cãezinhos se desenvolvem. Pense em alimentá-la com refeições menores e mais frequentes. A sua barriga começará a ficar mais firme e as suas tetas crescerão ainda mais à medida que a produção de leite continua.
Da sétima à nona semana, as cadelas grávidas devem ficar claramente maiores, e nas duas últimas, deve ser possível sentir os cachorros quando encostar na barriga. Prepare uma confortável caixa de parto ou um gabinete, forrado com jornais, colchas velhas, cobertores ou toalhas para a cadela grávida fazer o seu ninho enquanto se prepara para o parto.
Quando o parto estiver iminente, ela perderá novamente o apetite e deverá se preparar para ele.
A castração e esterilização dos cães é vital para evitar o surgimento de ninhadas inesperadas.
Com tantos cães à espera de adoção em abrigos é melhor, a longo prazo, esterilizar seu animal de estimação. Não só um cão esterilizado evita situações de gravidez prematuras, mas também doenças do sistema reprodutivo associadas à idade avançada.
Nos anos 40 e 50, tornou-se sabedoria tradicional que os cães não devem ser esterilizados até terem pelo menos seis meses de idade. Porém, com a tecnologia e medicina veterinária atuais, a castração e a esterilização podem ser feitas em segurança a partir das oito semanas de idade.
No entanto, a melhor idade para a castração e esterilização é um tema um pouco controverso, havendo estudos afirmando que deveria ser feito mais tarde, particularmente em algumas raças específicas.
A Associação Médica Veterinária Americana (AVMA) diz no seu website: "Devido à incidência variada e gravidade dos processos da doença, não há uma recomendação única que seja apropriada para todos os cães". Basicamente, a organização recomenda que os veterinários façam uma avaliação caso a caso para decidir sobre a melhor idade.
A News Profissões recomenda que realize a sua pesquisa e discuta a melhor idade para o cão com o seu veterinário.
Se estiver adotando o cão de resgate ou abrigo ele já terá sido castrado ou esterilizado, se for mais velho, ou terá de ser castrado ou esterilizado dentro de um certo período de tempo, se for um filhote, uma vez que o problema da superpopulação e a questão do comportamento são grandes preocupações.
Se o seu cão não for esterilizado é ainda mais importante que se certifique de que foi vacinado.
A vacinação aumenta não só a imunidade do cão a doenças comuns, mas pode melhorar a imunidade dos seus filhotes. Pode também restringir o aparecimento de vírus, germes ou bactérias a que os cachorros recém-nascidos podem ser expostos durante ou após o nascimento.
Quanto melhor cuidar do seu cão, mais provável é que a sua gravidez seja bem sucedida e, seis a oito semanas após o parto, os filhotes estarão prontos para serem adotados! :)
Quer saber mais sobre o Gestação e cuidados com animais recém nascidos? Confira:
----------------------------------------------------
Fonte: Dogster
?