builderall




Muitos estudos mostram o crescente aumento no número de famílias formadas por tutores e seus pets.


Só no Brasil há, aproximadamente, 30 milhões de cães, 11 milhões de gatos, 3 milhões de criadores de pássaros e 500 mil aquários. Somos o segundo maior mercado pet do mundo.


Já foi o tempo que os pets eram apenas animais de estimação.


Agora, definitivamente, eles têm nome, sobrenome, documento de identificação, se alimentam de forma saudável e balanceada, frequentam pet shop e o veterinário regularmente.


E nestas visitas ao veterinário, é cada vez mais frequente a solicitação de exames laboratoriais para a prevenção, diagnóstico precoce e acompanhamento de doenças. Para que os testes clínicos atendam ao propósito, é importante que sejam realizados de maneira adequada,

com extremo rigor.


Conforme aumenta esta demanda por exames laboratoriais veterinários, aumenta também a demanda por profissionais qualificados para auxiliar o médico veterinário que atua em análises clínicas.


Então fique comigo até fim e vou desvendar tudo sobre esta área que ajuda o médico veterinário a fechar um diagnóstico e a salvar nossos amados pets!



O Que é a Análise Clínica ou Patologia Clínica Veterinária?



Análises clínicas é a especialidade que estuda as células, tecidos, órgãos e demais fluidos corporais.


Estas análises são feitas por meio de exames macroscópicos e microscópicos e são essenciais para conseguir medir os níveis de determinadas substâncias e através dos seus laudos, sugerir ao médico clínico uma nova hipótese de diagnóstico, uma possível patologia (doença),

estabelecer o estágio da doença, monitorar o tratamento e até mesmo, no caso de uma análise de material colhido em uma necropsia, chegar a conclusão da causa mortis.


Entre os principais exames de rotina estão:


Com estes testes é possível detectar alterações de forma precoce, aumentando a chance de sucesso terapêutico.


Outro exemplo são os exames de DNA. A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) determinou obrigatório o

exame de DNA de todos os seus animais para comprovar a filiação de cavalos e o vínculo de parentesco.



Qual a Diferença Entre Laboratório Clínico Humano e Veterinário?



Você, certamente, já fez algum tipo de exame de análises clínicas.


Eles são solicitados com certa frequência e servem para o médico identificar possíveis doenças, chegar a um diagnóstico e prescrever um tratamento.


Muitos exames laboratoriais realizados em humanos são realizados em animais e a metodologia é a mesma. Por exemplo: os de detecção de tumores, contagem viral, parasitológico, hormônios, cultura fúngica, exames de DNA etc.


Assim como em medicina humana, a Diabetes Mellitus também acomete cães e gatos e o diagnóstico é dado pelos níveis de glicose no sangue, com o paciente em jejum.


O que muda bastante é a parte do hemograma, pois devem ser incluídos pesquisas de hematozoários ou hemoparasitas, como os Trypanosoma Cruzi, a Babesiose e a Ehrlichiose, conhecidas como ?doenças do carrapato?.


Outra grande diferença é que no laboratório de análises clínicas veterinário existe uma variedade de amostras de diversas espécies de animais, cada uma com sua particularidade: cães, gatos, aves, peixes, répteis, etc.


Por este motivo é muito importante que nestes locais tenha um médico veterinário preparado para identificar as peculiaridades de cada espécie e oferecer a orientação na coleta e obtenção das amostras. O médico veterinário será o responsável técnico pelo laudo e pelo suporte à interpretação de resultados.



O Que Se Usa Em Um Laboratório De Análises Clínicas Veterinárias?



O mercado em diagnose veterinária é muito promissor. Como consequência a demanda por laboratórios de análises clínicas exclusivas de uso veterinário cresceu muito.


Grande parte dos equipamentos para laboratório de uso humano podem ser adaptados para uso veterinário, como o microscópio e os tubos de coleta de sangue, porém, são necessários aparelhos de hematologia e bioquímica específicos de veterinária.


Outros equipamentos fundamentais utilizados: Centrifugas, geladeira, estufas, autoclaves, balança de precisão, lâminas, leitora de Elisa,

lavadora de placas, tubo de ensaio, swabs, pipetas, etc.



Quais as Principais Funções de Quem Atua Como Auxiliar de Laboratório de Análises Clínicas em Veterinária?



A princípio, em um laboratório de análises clínicas, atuam o médico veterinário e um assistente.


O médico é o responsável pelos laudos e é ele quem conduz e determina como proceder com cada amostra recebida. O auxiliar é o profissional que ajuda o médico veterinário a chegar em um laudo sobre a saúde de determinado animal.


Alguma das funções do auxiliar, dentro de um laboratório de análises clínicas, incluem:



O profissional que atuará como assistente deve ter algumas características de perfil trabalho, entre elas:




Quem Já Atua Como Auxiliar De Laboratório De Análise Clínica Pode Trabalhar Em Laboratório Veterinário?



O laboratório de análises clínicas veterinárias é semelhante ao laboratório utilizado para os exames realizados em humanos. A diferença pode acontecer quanto algumas doenças que só ocorrem em animais, como a febre dos canis e a cinomose.


Porém, muitas zoonoses, aquelas doenças passadas dos animais para os humanos (e vice-versa), como a raiva e a toxoplasmose, por exemplo, são identificadas através de exames laboratoriais.



Apesar de ser uma área em grande expansão, ainda existem bem menos laboratórios veterinários do que para humanos e muito menos pessoas habilitadas para atuar nestes locais.


Para se tornar um profissional de destaque é necessária uma especialização então, se você gosta de animais e de trabalhar com ensaios laboratoriais, a área de análises clinicas veterinária é para você!



Quanto Ganha Um Auxiliar De Análises Clínicas em Veterinária?



De acordo com um estudo realizado no site Trabalha Brasil (https://www.trabalhabrasil.com.br/media-salarial-para-tecnico-de-laboratorio-de-analises-clinicas), um profissional que trabalha em laboratório de análises clínicas, com formação técnica, tem remuneração entre R$ 1.100,00 a R$ 2.700,00.


Esta faixa pode variar de acordo com a região, o tamanho da empresa e, principalmente, o nível de conhecimento e tempo de experiência do profissional. Lembramos que esta é uma posição que requer somente o ensino médio (2° grau).



O Que Esperar Dos Exames Laboratoriais Veterinários?



Para que um laudo retorne ao médico solicitante, com a maior precisão possível, é necessário que seja realizada uma coleta adequada e que a amostra seja armazenada e transportada de forma correta, garantindo sua integridade. Por este motivo, é fundamental conhecer os métodos de preparação, coleta e armazenamento para cada tipo de material.


Conheça os principais exames veterinários, como coletar e o que cada um deles revela:






Além desses, existem diversos outros tipos de exames onde são coletados pedaços de tecidos através de biópsias, esfregaços, punções e são utilizadas lâminas e corantes específicos para fazer a armazenagem.


Assim que uma amostra chega ao laboratório de análises, ela passa por um procedimento de checagem quanto a identificação, a documentação e a conservação.


Cada amostra contém:


Em um exame laboratorial de hemograma completo, serão analisados, basicamente, os seguintes aspectos: o volume, tamanho e forma das hemácias; a concentração da hemoglobina; a coloração; a contagem dos leucócitos e alterações morfológicas; avaliação das plaquetas.

Já em um exame de fezes, por exemplo, é feito primeiramente um exame macroscópico onde é analisado a cor, o cheio, a forma e a textura, a presença de parasitas ou de sangue e posteriormente o exame microscópico, para verificar a presença de micro-organismos.


Realizado os procedimentos necessários, o médico veterinário descreve em um documento os elementos encontrados no exame, este é o laudo. Nele poderão ser encontradas algumas das informações, tais como:



O exame laboratorial é um valioso instrumento de auxílio ao médico na hora de fundamentar seu raciocínio clínico sobre a presença ou não de uma patologia. Sem esse procedimento, dificilmente as avaliações seriam tão precisas e os tratamentos tão eficientes como são atualmente.


>>> Lembrando que somente o médico veterinário poderá descrever e assinar o laudo laboratorial.


Vamos ver um exemplo de como funciona na prática:


  1. O tutor leva o animal ao veterinário.
  2. O veterinário faz a anamnese e toma conhecimento que o animal está prostrado, não está se alimentando a alguns dias, está com alguns espasmos musculares, porém não existe uma causa aparente para este comportamento.
  3. Durante a consulta clínica, o veterinário observa que animal está desidratado e perdeu peso, porém, apesar da suspeita, não chega a resultado conclusivo.
  4. O veterinário então, solicita alguns exames para que, através deles, as causas possam ser esclarecidas.
  5. É coletado sangue, fezes e urina, que são encaminhas ao laboratório de análises, junto com a documentação necessária.
  6. No laboratório o médico patologista realiza a análise solicitada para as amostras e identifica, no hemograma e através de testes, a presença do vírus da cinomose, o que sugere, na entrega do laudo, a infecção pelo agente viral.
  7. A confirmação diagnóstica exige testes específicos, como o qPCR-RT, que permite quantificar a carga viral em diferentes tecidos e fluidos corpóreos e saber se o animal está realmente desenvolvendo a doença ou se o vírus presente no organismo é decorrente da vacinação.



Conclusão


Como vimos, os exames laboratoriais são de extrema importância para a saúde dos pets.


O mercado de laboratórios exclusivos veterinários vem crescendo a cada dia e com isso, novas oportunidades surgirão. Atuar na área da saúde é muito prazeroso, porém requer qualificação específica.


Um bom auxiliar de laboratório de análises clínicas veterinária é aquele profissional que, antes de mais nada, ama os animais. E justamente por este amor, busca se qualificar para ser um profissional melhor e mais preparado para ajudar!


???