Quero começar este texto com uma pergunta:
Todos com quem converso querem encontrar um bom emprego, com um ótimo salário, onde façam o que gostam. Este é o seu caso?
Bom, acho difícil que não seja...
Agora a continuação da pergunta anterior:
Você sabe como conseguir isso?
Ah! Parece que agora eu te peguei, não é mesmo?
O desejo da multidão é aquele do qual falamos acima, mas uma pequena parte deles tem consciência do que é preciso para chegar lá, por isso antes de falar sobre a minha área de trabalho (Análises Laboratoriais) vou te dar uma dica, que vou complementar durante o restante do texto.
A melhor forma de conquistar o emprego dos sonhos é sendo o funcionário dos sonhos!
Ah! - você me diz de forma sarcástica - só isso? Achei que fosse difícil...
Eu sei que parece estranho e até inatingível... mas você pode conseguir ser um profissional diferenciado (dos sonhos) fazendo o que (quase) ninguém faz. E algo que quase ninguém faz é manter-se sempre atualizado, aprendendo novas habilidades e conhecimentos.
Infelizmente é o que - apesar de nossos constantes avisos - acontece com muitos de nossos alunos do Curso de Auxiliar Veterinário. Terminam o curso e acham que não precisam de mais nada, já estão no auge.
Só que não é bem assim...
Bom, mas voltando ao assunto principal do artigo, vou te mostrar agora uma forma de saber o que (quase) ninguém sabe, dominando uma área pouco explorada no ramo veterinário, apesar de fundamental. A área de Análises Laboratoriais.
Quando recebemos um novo aluno em nossa escola para o Curso de Auxiliar Veterinário a expectativa é normalmente a mesma: Trabalhar em uma Clínica ou em um Hospital Veterinário.
Porém a atuação destas instituições vai muito além do atendimento clínico. Existem diversas oportunidades para alguém que queira entrar neste ramo que não se limitam a este tipo de atividade.
Uma delas é o trabalho no Laboratório de Análises Clínicas Veterinárias.
O laboratório clínico é um setor importante e lucrativo das clínicas veterinárias.
Isso porque os próprios veterinários muitas vezes deixam de realizar exames simples, baratos e rápidos por medo de não conseguirem interpretá-los corretamente.
Assim eles deixam de oferecer exames como: raspagem de pele, urina e fezes, por não saber como realizá-los. Desta forma o gasto médio por tutor com eles diminui e sua rentabilidade também.
Os tutores querem respostas rápidas e precisas quanto à saúde de seus animais (que normalmente são tratados como filhos) e o clínico veterinário sofre muita cobrança por parte deles quanto a isso.
Exatamente isso torna fundamental o conhecimento de técnicas diagnósticas modernas, que permitirão ao veterinário ter uma visão completa da situação para poder tomar a decisão mais acertada para cada caso.
Os exames laboratoriais em medicina veterinária vêm se tornando a cada dia mais importantes e necessários, recebendo assim uma procura crescente.
Com isso é possível notar que o mercado de trabalho nesta área vem aumentando.
Diversos exames estão envolvidos na rotina laboratorial e são utilizados por médicos veterinários a fim de auxiliar diagnósticos ou tratar de concluir resultados antes desconhecidos.
Durante uma rotina laboratorial os funcionários devem conhecer e saber tratar corretamente cada amostra afim de não comprometer o resultado final e inutilizá-la.
Os cursos voltados a essa área têm o objetivo de instruir de forma didática tudo o que acontece em uma rotina laboratorial, desde o inicio quando ocorre o questionamento do médico veterinário sobre como deve ser enviada a amostragem.
Estas amostras podem ser de:
entre outras.
Também é importante o processamento da amostra e o que espera-se no final com o envio. Tudo voltado para o dia a dia, tendo o conhecimento e sabendo ajudar no passo a passo.
Em uma rotina laboratorial nos deparamos com diversos exames, que são solicitados por veterinários e dão entrada na forma de amostras.
O conhecimento e sabedoria do seguimento conta para uma conduta mais assertiva, facilitando e ajudando todo o processo que envolve.
Saber informações básicas sobre o envio, processamento e resultado ajudará sem dúvida o dia a dia, sendo ele empregado em uma clínica, hospital, pet shop e/ou laboratório de patologia clínica e/ou patologia animal.
Vimos que o Laboratório Veterinário de Análises Laboratoriais é um setor muito importante dentro da cadeia de cuidado e proteção animal porque entrega ao médico veterinário os meios necessários para fazer um diagnóstico correto e preciso de maneira rápida e assertiva.
Percebemos também que, apesar de extremamente importante, o setor ainda é pouco explorado por profissionais da área (principalmente os que ainda não têm nível superior em medicina veterinária) o que se tornará um grande diferencial para os profissionais que possuírem as habilidades e conhecimentos necessários para entrar neste setor.
Espero que o texto tenha sido inspirador e não deixe de consultar o nosso Curso de Rotinas Laboratoriais Veterinárias para tirar proveito desta oportunidade rápida de se diferenciar dos concorrentes.
Grande abraço!