
Se você prestar atenção, irá reparar que seu gato entende você muito bem. Ele reconhece as suas emoções e percebe quando você está triste, agitado e, normalmente, tem reações bem particulares para cada um destes seus momentos.
Os animais também se comunicam.
Não de forma verbal como os humanos, mas eles vocalizam de formas únicas para expressar cada um de seus sentimentos.
Saber identificar a linguagem dos gatos - cada um destes sons - ajudará a criar um vínculo forte e profundo entre você e seu felino, além de atender rapidamente a um comunicado de dor ou um pedido de socorro e evitar que um probleminha se torne um problema grave ou até mesmo fatal.
MAS, O que meu gato está tentando me dizer???
O Miado dos Gatos

Para entender a linguagem dos gatos é importante observar o todo:
O ambiente em que estão, a linguagem corporal, a etapa da vida em que encontram e, especialmente, o miado e os sons que o gato emite. Algumas raças miam mais, outras quase não miam.
Filhotes tendem a miar de maneira ?urgente?, especialmente quando estão longe da mãe.
Gatos no cio fazem sons característicos e as bufadas dos gatos quando estão estressados são um sinal de alerta.
É importante conhecer bem o seu animal para saber qual é o miado comum, aquele do dia a dia pois, quando tiver alguma alteração, você saberá identificar o motivo rapidamente.
No geral, quanto mais forte, intenso e frequente, mais urgente e importante é a mensagem que o gato quer transmitir.
Basicamente existem três tipos de miados, que variam tanto na intensidade quanto no tom:
- Curto e agudo: usado para cumprimentar os donos. É como se ele estivesse te dando um ?Oi?.
- Médio: Pode ser mais curto, o que, provavelmente, indica fome ou mais longo, que pode indicar que ele precisa da sua ajuda. Talvez ele esteja sem água!
- Longo e grave: Geralmente indica alguma reclamação. Ele pode estar arisco ou agressivo. Será que tem algum perigo por perto?
Aqui estão algumas das principais razões do miado dos gatos:
- Fome: A fome talvez seja o principal motivo do miado do gato. Esse pedido é caracterizado por miados altos, porém curtos. Seu gato pode indicar com o corpo o local onde está a ração.
- Stress: Pode ser causado por diversos fatores: nervosismo, insegurança. O miado é forte, intenso, em tons mais altos e insistentes.
- Feliz: Você chega em casa e é recebido com um miado curto e tranquilo. Seu gato está feliz em te ver e está te dando as boas vindas.
- Cio: Uma gata no cio costuma miar intensamente um lamento prolongado, mas os machos também podem emitir estes sons característicos. Após cruzar, os gatos emitem miados agudos e repentinos em volume super alto.
- Entediado: Miados suaves e calmos, podem indicar que seu gato está pedindo sua atenção.
- Precisa de ajuda: Seu gato está miando muito alto, de forma intensa, isso indica que algo não está bem. Ele pode estar com dor ou machucado.
- Raiva: Gatos gostam de liberdade e quando ficam trancados ou presos tendem a ficar irritados. Isso leva a uma série de miados altos, curtos e em tons mais graves.
- Medo: Quando estão com medo os gatos podem emitir miados baixos, curtos e agudos.
- Surpresa, interesse: Seu gato encontrou um inseto ou você entregou um brinquedo para ele, neste momento ele pode dar um miado curto e baixo, semelhante a um breve choro.
- Velhice: Não é incomum gatos miarem com mais frequência quando ficam mais velhos. Isso pode ser sinal de que alguma outra função cognitiva, como a audição, esteja prejudicada.
Por mais difícil que seja, se toda vez que seu gato miar você der carinho ou comida, ele vai associar aquele comportamento a uma recompensa positiva. E como vimos aqui, existem várias razões para o miado.
Além dos miados, os gatos emitem outros tipos de sons:
- Ronronar: Som rítmico e em volume mais baixo, que pode ter frequências diferentes. Nem sempre está relacionado a sensação de prazer, mas também como uma função de alívio. Uma gata dando à luz ronrona e ela também pode usar este som para acalmar e guiar os filhotes; Gatos bebês ronronam quando sentem prazer ao mamar; Gatos adultos podem ronronar em situações positivas, quando estão confortáveis ou felizes.
- Bufadas: Os gatos abrem a boca completamente e expulsam o ar, quase como um rosnado. São usadas para se auto proteger e espantar possíveis predadores. Neste momento o melhor a fazer é se afastar e dar espaço para o gato se acalmar.
- Uivos e gritos: Sons altos, longos e agudos que costuma aparecer após um grunhido. Indicam que um gato está se sentindo ameaçado ou até mesmo chamando outro gato para uma briga.
??
- Cacarejo: São sons vibratórios que os gatos emitem quando tremem as mandíbulas. Isso acontece em situações de muita excitação e frustação, por exemplo: Você mostra um petisco apetitoso, mas não entrega ao bichano.
A Linguagem Corporal dos Gatos

Além da vocalização, os gatos, assim como os humanos e outros aninais, se comunicam através da linguagem corporal.
A posição das orelhas, cauda e até a forma dos olhos podem indicar muito sobre o estado de humor dos gatos. Além de se movimentarem para captarem sons, as orelhas dos gatos podem refletir distintos estados de ânimo.
Os olhos e pupilas também ?falam?. Pupilas dilatadas podem indicar que o gato está com medo ou assustado.
E os bigodes: Abertos e estendidos significam que o gato está feliz. Para frente, indicam que o gato está atento e curioso, provavelmente caçando. Para trás, pode ser que ele esteja bravo ou assustado.

A cauda é a continuação da coluna vertebral, por isso é uma parte sensível da anatomia do gato. Ao contrário dos cães, que quanto mais abanam as caudas mais felizes estão, os gatos não movem a cauda com este propósito.
Uma dica é observar a elevação da cauda: Quanto mais reta e para cima, mais feliz.
Cauda entre as patas indica medo ou preocupação. Se ela inchar como um espanador que dizer que ele está muito assustado.
E uma cauda movimentando lentamente, indica que o gato está preste a atacar.

Comportamento dos Gatos

Outra forma dos gatos se comunicarem é através de alguns comportamentos e atitudes bem características:
- Esfregar a cabeça em você - O rosto dos gatos contém glândulas que liberam um odor usado para ?marcar território?. Quando ele esfrega o rosto determinadamente no ser humano, está demonstrando afeição e ?marcando? aquela pessoa como sua propriedade exclusiva.
- Amassar pãozinho - A expressão ?amassar pãozinho? é definida pela pressão rítmica das patas da frente no ser humano, em alguma almofada ou outra superfície. Esse gesto é reflexo dos dias de filhote, quando mamava. Nessas situações ele está vivendo um momento de completa segurança e tranquilidade, mas também é utilizada para aliviar o estresse.
- Lamber - Os gatos se lambem por higiene, para retirar todo o odor do corpo, além disso, este movimento lhes causa tranquilidade e serenidade. O fato do seu gato lamber suas mãos, braços ou até mesmo o rosto, demonstra o quanto ele gosta de você. Porém, caso você observe que o seu gato começou a se assear de maneira anormal, ou seja, muito intensamente ou a toda hora, ele pode estar estressado ou ansioso.
- Esconder as fezes - O gato é um animal muito limpo. Eles enterram as fezes por questão de higiene, para tapar o cheiro e para não atrair predadores para o seu território. Se o seu gato parou de tapar as fezes, uma das possíveis razões, é porque ele está tão à vontade que se considera o ?dono? da casa.
- Piscar lentamente para você - No mundo selvagem, o milésimo de segundo que dura uma piscada deixa-o vulnerável a um ataque surpresa. O maior gesto de confiança e aceitação é quando o gato faz contato visual com você e pisca lentamente, ou quando mantém os olhos semicerrados.
- Observar a distância - Querer ficar sozinho é normal, mas se ficar muito tempo só te observando de longe, sem se aproximar, ele pode estar ansioso ou zangado com você. Dê espaço e não force o contato.
- Arranhar os moveis - Este ato tem várias funções, entre elas, afiar as garras e marcar território. Gatos são muito territorialistas e quando arranham, deixam o cheiro dele no objeto. Mesmo que não tenham outros gatos no ambiente, é instinto.
- Trazer animais mortos para você - Os gatos, como todos os felinos, são caçadores e eles mantém muitas características dos seus antepassados, a caça é uma delas. Quando o gato leva um animal para você é sinal de agradecimento pelo cuidado, para compartilhar uma caça bem-sucedida ou, assim como as mães fazem com os filhotes, ele quer ensinar você a caçar.
- Derrubar as coisas, sentar em cima do seu livro ou computador - Mais uma vez é devido ao instinto. O costume de escalar lugares altos vem da época em que observavam as presas antes de atacar. Dentro de casa os objetos tornam-se atrativos e viram ?caça? ou brinquedos. Mas também pode indicar que o seu gato está entediado e querendo chamar a sua atenção.
A Comunicação dos Gatos Durante o Sono

Os gatos se comunicam até mesmo na hora em que estão dormindo. Eles passam em média 15 horas dormindo e só descansam onde se sentem totalmente seguros, livre de ameaças.
É por esta razão que os gatos preferem dormir em ?tocas? e escolhem os locais mais inusitados: dentro de armários, caixas, gavetas, debaixo dos móveis, etc. A forma como dormem também pode dizer muita coisa sobre como ele se sente em relação à casa e seus donos:
- De barriga para cima - Ele se sente incrivelmente à vontade e protegido.
- De lado - Completamente relaxado e seguro.
- Enrolado - Esta posição é a que preserva mais calor do corpo e protege seus órgãos vitais.
- Posição de esfinge - Usada para pequenas sonecas.
Conclusão

Os órgãos sensoriais dos animais sãos muito mais desenvolvidos do que os mesmos órgãos dos humanos. Eles conseguem ver, ouvir e antecipar situações perigosas.
Os animais percebem as mudanças mais sutis nos campos elétrico e magnético da Terra. Por este motivo os animais começam a se comportar de maneira estranha e diferente muito antes de um tremor de terra.
Diante de um perigo os gatos miam alto, os pelos se arrepiam e suas orelhas se achatam. Eles tentam sair de casa. Quando estão estáticos, olhando para o nada, estão sentindo as menores vibrações do ambiente. Eles conseguem enxergar um raio de luz em uma partícula de poeira.
Enxergam luzes ultravioleta. Consegue farejar e ouvir muitas coisas.
Mas não conseguem falar a linguagem humana, então o comportamento é sua principal forma de comunicação. Conhecer os sinais que nossos amados felinos nos mostram, torna o relacionamento muito mais intenso, agradável e seguro.
Curtiu o artigo? Então deixe sua mensagem nos comentários abaixo. E pode sugerir outros temas à vontade que nós agradecemos!
????????