Eu sei, e concordo!
Às vezes parece complicado decidir sobre a melhor forma de garantir sua própria saúde e bem-estar, ao mesmo tempo em que descobrir o que é melhor para seu animal de estimação também pode ser um pouco desalentador.
Tenha seus companheiros felinos e caninos seguros e felizes, levando em consideração estas 10 dicas de médicos veterinários.
Como todo mundo, seu animal de estimação terá problemas cardíacos, poderá apresentar artrite reumatóide ou até dor de dente. A abordagem ideal para antecipar tais problemas ou detectá-los cedo é consultar seu veterinário de maneira constante e "consistente".
"Os exames normais são a abordagem obrigatória para manter os pets sadios", diz Kara M. Smolders, Médica Veterinária e presidente da Academia de Técnicos de Nutrição Veterinária.
"As visitas veterinárias anuais devem abordar a nutrição e controle de peso", diz a veterinária do Oregon Marla J. McGeorge, e propagar as vacinas sugeridas, controle de parasitas, exame dentário e exames de bem-estar.
Cerca de 8 a 10 milhões de animais de estimação são encontrados anualmente somente nos EUA. Alguns deles estão perdidos, outros foram abandonados mesmo, e outros estão desamparados.
Aqui está uma abordagem simples para você não ser responsável por engrossar as estatísticas - castrar e esterilizar seus felinos e filhotes de cachorro. É uma metodologia que pode ser adotada a partir de 6 a 8 semanas de idade.
A castração e esterilização não se limita simplesmente a eliminar o excesso de animais; ela tem muitas outras vantagens consideráveis para seu animal de estimação. Estudos revelam que, além disso, diminui o perigo de tumores específicos, diz Burns à publicação WebMD, e diminui o perigo de um animal de estimação se perder, diminuindo a tendência às "fugidinhas para passear".
As pulgas geralmente são o parasita exterior (ectoparasita) predominante e podem causar problemas tanto para cães quanto para gatos. Elas podem causar irritação nos poros; problemas de pele, alopecia (perda de pelos), regiões de calor e doenças.
Além disso elas podem introduzir diversos organismos em seu gato ou cão... Apenas ingerindo uma pulga em particular, eles podem ser facilmente infectados por tênias, os principais parasitas internos (endoparasitas) que causam problemas em macacos e cavalos.
"A prevenção o ano inteiro é fundamental", diz McGeorge, que recomenda o combate generalizado aos insetos e parasitas intestinais, e a prevenção de parasitas cardíacos nas faixas endêmicas.
Mas CUIDADO!
Como algumas receitas de antiparasitas feitas para cães podem ser letais para os felinos, consulte sempre seu veterinário para garantir que seus valiosos companheiros estejam livres de insetos e seguros.
Numerosos cães e gatos no Brasil estão acima do peso ou são obesos. Da mesma forma que os humanos, a obesidade nos animais vem acompanhada de situações perigosas para seu bem-estar, que incluem diabetes, dores articulares e outras doenças malignas.
A superalimentação pode ser a principal fonte de excesso de peso, afirma Douglas, que declara que manter nossos animais de estimação em forma pode acrescentar vários anos às suas vidas.
Como eles necessitam de muito menos calorias do que uma grande parte de nós pensa - tão pouco quanto 185 a 370 calorias por dia para um cão pequeno e inativo; e apenas 240 a 350 calorias diárias para um gato de 3 quilos - pergunte ao seu veterinário, que pode fazer sugestões de alimentação, considerando a idade, o peso e o modo de vida do seu animal de estimação.
5. Providencie as Vacinas Regulares
Para um bem-estar ideal, os pets precisam das vacinas habituais contra as doenças mais comuns, como por exemplo, raiva, distemper, leucemia de gato e hepatite canina.
A regularidade com que seu cão ou gato precisa ser imunizado depende de sua idade, modo de vida, bem-estar e perigos, diz McGeorge, então converse com seu veterinário sobre as vacinas indicadas especificamente para o seu animal de estimação.
6. Mantenha um Ambiente Estimulante
"Um espaço aprimorado é outra chave para o bem estar a longo prazo de seus companheiros cães e gatos", diz C.A. Tony Buffington, PhD, nutricionista veterinário e educador do Centro Médico Veterinário da Universidade Estadual de Ohio, em Columbus.
Os animais precisam de estímulos mentais, dizem os especialistas, o que pode significar passeios diários para seu cão, e arranhar postes, suportes de janela, e brinquedos para seu felino.
Significa tempo de brincadeira com você, o que não apenas mantém os músculos dele condicionados e o cansaço sob controle, mas também reforça sua ligação com seus amiguinhos de quatro patas.
7. Identifique seu animal de estimação com um Microchip
FATO: A ausência de identificação faz com que apenas 14% dos animais de estimação perdidos consigam voltar para casa depois.
Felizmente, a microchipagem levará o animal de estimação a se juntar novamente à sua família, não importando a distância que esteja depois de ser encontrado, diz Burns.
O microchip, por sua vez, é menor que um grão de arroz e em menos de um segundo é colocado sob a pele do animal. Ele não necessita de bateria e pode ser inspecionado por um veterinário ou por um oficial de controle de animais em segundos.
Certifique-se de assinar o USERNAME (nome do usuário) do seu chip quando estiver usando chips industriais. Um registro atualizado seria a última etapa vital para garantir que seu animal de estimação possa sempre encontrar seu caminho de volta para casa.
8. Cuidados odontológicos também são necessários para os animais de estimação.
Como você (e todo mundo), seu animal de estimação pode ter doenças periodontais, com a perda dos dentes e também com as fortes dores. E como acontece com todo mundo, a higiene regular e também a limpeza dental ajudam a manter os dentes do seu animal de estimação firmes e saudáveis.
" As doenças odontológicas são os problemas de saúde evitáveis mais típicos dos animais domésticos", diz a veterinária de Iowa Vanessa Douglas ao WebMD, "mas algumas pessoas certamente nem sequer tentam observar os dentes do animal de estimação. "
Pode-se prever que 80% dos cães e 70% dos gatos de estimação apresentam sintomas ligados a doenças dentárias por volta dos 3 anos de idade, produzindo abcessos, esmalte solto, e também dores crônicas.
Junto com a limpeza odontológica regular feita por seu médico veterinário, "a doença periodontal pode ser evitada por meio de tratamentos dentários adequados pelos tutores", diz Douglas. Os planos de saúde particulares incorporam limpeza, enxágue oral e também tratamentos odontológicos.
????????????Seu veterinário é uma boa fonte de informações sobre técnicas de escovação, enxágues dentários e também tratamentos odontológicos.
9. Essa é importante! Nunca dê medicamentos de humanos para animais de estimação
Fármacos feitos para humanos podem colocar em perigo seu animal de estimação, diz o veterinário da Geórgia Jean Sonnenfield. Na verdade, em 2010 a ASPCA (Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais) registrou medicamentos para humanos como os 10 principais venenos para os pets.
Medicamentos que não exigem receita como ibuprofeno e naproxeno são os mais conhecidos fármacos prejudiciais aos animais de estimação, porém antidepressivos, descongestionantes, relaxantes musculares e acetaminofeno são simplesmente alguns dos medicamentos humanos que representam perigo à saúde dos animais de estimação.
Os medicamentos humanos podem causar danos renais, convulsões e insuficiência cardíaca em um filhote de cachorro ou de felino.
Caso você acredite que seu animal de estimação tomou seu remédio - ou qualquer outra substância venenosa - ligue para a Central de Controle de Veneno Animal ASPCA 24 horas.
Além disso, certifique-se de verificar rapidamente com seu veterinário, e na chance de que seja no meio da noite ou no fim de semana, quando suas clínicas veterinárias tradicionais estão fechadas, verifique se há um centro veterinário emergencial 24 horas na vizinhança e leve seu animal para um exame. Numerosas áreas metropolitanas possuem estas instalações.
10. Colocação de travas nos veículos
Você tranca as portas por segurança quando está no carro não deveria fazer isso com seu animal de estimação?
Animais de estimação intempestivos no carro são uma distração para o motorista, e podem colocá-lo e ao animal de estimação em perigo com danos reais, "ou mais terríveis", diz o veterinário Douglas. Para manter os animais de estimação seguros durante a viagem:
Nunca permita que os animais de estimação passem para o banco da frente, onde correm perigo de sérios ferimentos ou morte se o airbag disparar.
Não deixe os cães viajarem com a cabeça para fora da janela ou soltos na parte de trás de um leito de caminhão. Ambas as práticas os colocam sob risco de serem atirados do veículo em caso de um acidente grave.
Para manter os animais de estimação seguros, restrinja os felinos ao transportador, recomenda Douglas, e depois prenda seu transportador com um cinto de segurança. Para cães, há a opção de um arnês especial preso a um cinto de segurança, ou a um canil bem seguro.
E aí, curtiu as dicas? Leia atentamente (se for preciso mais de uma vez) este texto e siga à risca todas as recomendações, mal não vai fazer...
Com certeza seu melhor companheiro ficará seguro e saudável para aproveitar a deliciosa companhia do seu humano favorito.
E se tiver dúvidas ou quiser sugerir algum tema, escreva para nós no atendimento@newsprofissoes.com.br
Não esqueça de deixar seu comentário abaixo na caixinha ;)
?????????